Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele,
E Ele entende e conhece a sua criação melhor do
que todos.
Lucas: 6.6-11
v.6 - E aconteceu também noutro sábado que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.
v.7 - E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.
v.8 - Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele ficou em pé.
v.9 - Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: é lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?
v.10 - E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída são como a outra.
v.11 - E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.
Jesus foi e será eternamente o maior Reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente, uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
A igreja de Jesus é um lugar onde várias pessoas de todos os tipos, raças, credos, freqüentam buscando alguma coisa para satisfação de sua alma ou suas necessidades materiais. Mais também tem pessoas que freqüentam que são peritas em observar as outras, criticar, falar mal, mesmo não as conhecendo. Há pessoas doentes no físico e no espírit’
Jesus se deparou com um homem que tinha a mão mirrada.
Mirrada quer dizer atrofiada, defeituosa.
Deus não nos chamou para estarmos paralisados na nossa produção por causa de um defeito, uma atrofia. O que percebemos é que muitos estão desta forma dentro das igrejas. Ministérios atrofiados, mirrados, vidas mirradas, linguagem mirrada, atitudes mirradas. Isso tem causado uma paralisia e até mesmo desistência, por que a forma como se vê é: sou diferente de todos, ninguém vai dar importância para minha palavra, não mereço crédito. As pessoas acabam ficando desacreditadas por ela mesma e conseqüentemente pelos outros.
E na sinagoga em que Jesus estava não era diferente, aqueles escribas e fariseus estavam procurando um motivo para acusar Jesus, por isso o observavam atentamente, para ver se ele ira curá-lo no sábado (v. 7).
No nosso meio também temos escribas e fariseus que vivem procurando alguma coisa em nossas vidas para nos acusar, nos apontar o dedo, nos colocar em situações embaraçosas. Uma das coisas mais maravilhosas que a Bíblia contém é a exclusividade de Deus. Ele é o único perfeito, nenhum homem com exceção de Jesus foi ou é perfeito. Por isso quero tranqüilizar os escribas e fariseus que eles sempre encontrarão falhas em nós, defeitos em nós por que ainda estamos no processo de cura e longe da perfeição.
Seu Espírito Santo para que a cada dia, Ele sare nossas doenças interiores.Jesus bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele ficou em pé.
Naquele momento da cura daquele homem, Jesus pediu algo muito difícil para aquele homem da mão mirrada: levanta-te, e fica em pé no meio.
Ninguém que tem uma deformidade física gosta de se expor desta forma. Jesus estava mandando que ele se destacasse dos demais, ficar de pé no meio da sinagoga é uma exposição pública, todos testemunhariam o que iria acontecer naquele lugar. O alvo de Jesus não era ridicularizar aquela pessoa, mas entendo que era mostrar que não importa sua deformidade, através dela o nome do Senhor será glorificado.
Se aquele homem não tivesse obedecido, tivesse ficado com vergonha, com certeza não tinha sido curado. O alvo ali era alem de curar seu físico, curar sua alma dos traumas, curar seu coração da rejeição, da solidão, curar suas emoções dos olhares de penúria dos outros, além de mostrar para os fariseus que o homem vale mais que qualquer coisa, do que o sábado, do que o cargo que ocupa, do que seus conhecimentos e sabedoria adquiridos.
Ao se expor estamos dizendo ao Senhor, meu ministério está mirrada mesmo, minha vida está atrofiada, mas eu quero ser curado e livre disso, todos já sabem e não preciso me esconder, por isso Jesus o chamou para si.
Logo veio a pergunta chave: é lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída são como a outra.
Jesus não está preocupado com suas considerações a respeito da lei, da regra, Ele está preocupado com vidas por isso dá o comando: Estende a tua mão, seja curado, seja livre dessa restrição, desse bloqueio que o impede de produzir a 100 x 1. E como Ele disse aconteceu, sua mão foi restituída, você hoje também será restituído, todo o tempo em que ficou travado, paralisado, envergonhado, ridicularizado até, acabou, o Mestre hoje te libera para começar a realizar tudo que até hoje não foi possível fazer.
Quando somos abençoados nesse nível pelo Senhor, o que acontece com os fariseus, os religiosos, os freqüentadores de igreja? A palavra diz que “ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus”.
Quero que saiba uma coisa o seu sucesso incomoda os fariseus, eles se enchem de furor e ficam se encontrando, conferenciando para saber o que fazer contigo. Isso é antigo, no passado fizeram isso com Jesus, tentaram neutralizá-lo, houve várias reuniões para decidirem o que fazer, mas a boa nova é que eles nada puderam fazer. O Cristo morreu como estava profetizado, mas ressuscitou e nos garantiu a vitória, da mesma forma, eles nada poderão fazer contra ti, sua cura já foi decretada, sua libertação já aconteceu em Cristo Jesus e hoje começa um novo tempo, sua mão mirrada foi completamente curada, isso quer dizer que sua produção será uma explosão, muitos ficarão surpresos com seus resultados. Portanto a palavra de Jesus para você hoje é; Estende a tua mão.